Blog

O que é SEO e por que ele é fundamental para sua empresa?

Você sabia que quando alguém realiza uma pesquisa em sites de busca, dificilmente essa pessoa acessa os resultados que não estão entre os primeiros colocados? E a situação é ainda pior para os sites que são ranqueados a partir da segunda página.

Sendo assim, podemos concluir que o SEO é fundamental para empresas que desejam aparecer entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca. Se a sua empresa já está envolvida com o marketing digital, você provavelmente está familiarizado com o termo. Caso você ainda tenha dúvidas sobre o que é SEO e como esse tipo de otimização pode ajudar o seu negócio, continue lendo este artigo para saber mais.

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca. Ele reúne uma série de técnicas que visam tornar o site da sua empresa mais bem posicionado nos resultados de buscas em ferramentas como Google, Bing, Yahoo, entre outras.

O SEO utiliza técnicas como incluir no site palavras-chave e conteúdos relevantes, utilizar URLs (endereços) mais amigáveis e ter um site responsivo (adaptável a diversos formatos e tamanhos de telas), por exemplo.

Quais são os benefícios que o SEO oferece?

Gastar menos para conquistar novos clientes

Muitas empresas utilizam anúncios pagos nos buscadores, que dão destaque a elas nos resultados de pesquisas. O objetivo do SEO é fazer com que o seu site tenha um melhor desempenho em buscas orgânicas, que são os resultados mostrados naturalmente. Sendo assim, o uso da técnica permite que a marca conquiste um bom posicionamento sem precisar de links patrocinados.

Promover a expansão do negócio

O SEO ajuda a marca a conquistar novos clientes. A partir do momento que a sua empresa insere no site palavras-chave relacionadas ao seu ramo de atuação, os mecanismos de busca são capazes de encontrar esse conteúdo e direcioná-lo para os usuários que pesquisam sobre o assunto.

Um exemplo disso é uma empresa que vende cosméticos no Rio de Janeiro. A marca pode usar em seu SEO termos como “produtos de beleza”, “cosméticos”, “Rio de Janeiro”, ou qualquer outra palavra-chave relacionada. Isso fará com que seu site apareça nas buscas de pessoas interessadas pelo assunto, o que pode gerar novos clientes para a marca.

Aumentar o reconhecimento da marca

O site que usa as técnicas de otimização para mecanismos de busca de forma correta tem mais chances de aparecer entre os primeiros resultados. Isso faz com que o usuário confie mais no site, mesmo que ele não clique no link — a visualização contínua desse endereço faz com que a pessoa acabe reconhecendo a marca com o passar do tempo.

Melhorar o site da empresa

A empresa que deseja usufruir das vantagens do SEO precisa realizar melhorias no seu site, de forma que ele se torne mais amigável aos usuários. Sendo assim, além de atrair um número maior de visitantes, o site se torna mais rápido, o que facilita a navegação e aumenta o potencial de cativar o consumidor.

Quando o site é fácil de navegar, o visitante tende a permanecer por mais tempo. Isso faz com que o motor de busca entenda que o visitante tem interesse naquele conteúdo, e o site acaba subindo de posição nos mecanismos de busca.

Em resumo, o SEO é capaz de atrair, reter e converter mais clientes para uma empresa. Sendo assim, a otimização para mecanismos de busca é fundamental para qualquer marca que queira lucrar com o marketing digital.

E aí, entendeu o que é SEO e como ele pode ajudar a sua empresa?

Comente este post

Você acredita que podemos ajudar sua empresa?

fale com a gente

31 2520-4007

Ligue para gente

Onde Estamos

Av. Raja Gabáglia 4977 - Salas 217 e 219 Belo Horizonte - MG

Veja o mapa