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Previsões para 2018 apontam tecnologias e novos formatos

2018 está pronto para ser um ano com evoluções contínuas nas abordagens de comunicação, tecnologia de segmentação de mídia e medição de ROI.

As Previsões Mídia e Digital da Kantar Millward Brown oferecem aos profissionais de marketing um guia para os desafios e as oportunidades em 2018. Tudo indica que 2018 será um ano desafiador para quem trabalha com marketing e comunicação, com muitas transformações nas abordagens de dialogar com o consumidor, novas tecnologias e diferentes formas de segmentação do target e avaliação do ROI de marketing.

Confira as oito previsões da Kantar Millward Brown para 2018:

 

Os anunciantes começarão pela história:

A produção de conteúdo deve ganhar força nas estratégias, e as marcas começarão a buscar formas novas e mais inspiradoras de contar histórias que irá muito além da veiculação de anúncios e campanhas publicitárias. A criação de conteúdo será o norte para tudo o que a marca faz, permitindo uma maior flexibilidade de personalização de formatos e mídias.

O brand entertainment rouba a cena:

Território antes explorado somente por um grupo seleto de grandes diretores e celebridades, hoje se expande para também explorar conteúdo patrocinado por marcas, com filmes de curta e longa metragem, que permitem criar conexões e experiências mais profundas com os consumidores.

O marketing em um mundo controlado por voz:

A chegada do controle por voz trará novas oportunidades para o mercado: As pessoas são relativamente favoráveis à ideia de receberem publicidade pelo seu assistente de voz, mas para evitar rejeição, as agências devem permitir que os usuários tenham o controle para decidir quando desejam interagir com as marcas em dispositivos inteligentes.

Maior investimento para as plataformas fechadas (walled gardens):

Veremos um papel ainda mais forte dessas plataformas, principalmente por conseguirem cobrir targets específicos e por terem audiências validadas. No entanto, os anunciantes devem continuar influenciando a discussão para maior transparência da entrega nessas plataformas.

De algoritmos para Inteligência Artificial:

 

Machine learning e outras formas de tecnologia de I.A. começarão a fazer cada vez mais parte do dia a dia de quem trabalha com marketing – permeando o planejamento até a execução de campanhas. Provavelmente dependeremos menos dos “gurus” do marketing para gerar resultados.

Plataformas de streaming over the top (OTT):

O desafio será combinar a popularização dessas plataformas e o comportamento do consumidor para gerar eficiências nas estratégias de marca, criação de diferentes formatos de vídeo e elaboração de táticas diferenciadas para campanhas multi-telas.

CrossMedia para uma avaliação holística do ROI de marketing:

Em 2018, após a retirada de investimento de grandes anunciantes de plataformas digitais, as marcas estarão focadas em avaliar a publicidade on e offline como um todo para então ter o entendimento de como o Digital está contribuindo para todo o ecossistema de mídia.

O ROI de mídia será sobre a jornada:

Nesse ano, o ROI de Mídia será sobre comprovar o impacto de uma jornada interativa, rápida, que combinará a criação (conteúdo, e não apenas anúncios) com a mídia (parcerias, não apenas comprar espaço publicitário), com o objetivo de entender não só vendas, mas também o retorno sobre o impacto nos resultados de marca.

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